O chocolate na Bélgica é tão apreciado que existem vários tipos. Tem chocolate normal, de barra, granulado, para culinária e os mais finos como os "pralines" que são conhecidos como bombons no Brasil. Praline [e mudo] nao é praliné [com ê] . No Brasil faz-se muita confusão.
Praline é um bombom com recheio de nozes, licor, creme de morango, gianduja etc. O recheio também pode ser de avelã, que é chamado de praliné. Portanto tem praline de praliné... rsrsrs. Confuso.
Para esclarecer e evitar confusão: existem pouquíssimos produtores de chocolate (ex. Cote d'Or e Jacques). Nenhuma loja tem o nome da produtora. Todas aquelas lojas que o vendem não produzem o chocolate, mas compram a pasta de chocolate destes produtores e o derretem para criar bonbons, ou algo do tipo.
Para esclarecer e evitar confusão: existem pouquíssimos produtores de chocolate (ex. Cote d'Or e Jacques). Nenhuma loja tem o nome da produtora. Todas aquelas lojas que o vendem não produzem o chocolate, mas compram a pasta de chocolate destes produtores e o derretem para criar bonbons, ou algo do tipo.
Os sabores são como aqui no Brasil: puur/fondant (meio amargo), melk/au lait (leite) e wit/blanc (branco). Os recheios sao inúmeros por exemplo branco com licor, puro com sal marinho, leite com pétalas de rosas etc.
As melhoras marcas que encontra em todas as cidades grandes:
- Marcolini (um luxo)
- Chocolate Line
- Neuhaus
- Godiva
Não gosto de Leonidas: os recheios me parecem meio enjoativos e gordurosos. Mas isto é pessoal. Muitas pessoas apreciam. Além destas marcas conhecidas existem muitas lojas de fabricação própria, até nas padarias encontra-se chocolate artesanal.
Evite comprar pralines já previamente embalados, escolhe-os a dedo. Pralines é um produto que tem de ser consumido fresco e as lojas os repõe diariamente, pois a maioria é feita a base de creme de leite que estraga facilmente. Não resistem ao calor, tampouco pode-se colocá-los na geladeira (alias, nenhum chocolate!). A não ser num compartimento que gela pouco. Melhor é guardá-los num lugar fresco e consumir dentro de poucos dias.
Como proceder (como um local) em uma loja de bombom quando quer comprar uma quantidade maior:
- Diga qual o tamanho (por peso) da caixa. As embalagens são normalmente caixas de 250g / 500g / 1kg. Mas pode-se também levar bonbons avulsos, serão pesados.
- Vão perguntar qual a preferencia: leite, puro, branco ou misto.
- Diga se gosta com ou sem licor.
- Escolha a dedo apontando, a vendedora lhe explicará um por um seu recheio. Infelizmente não existe a opção de prova.
- Quando chegar ao peso, a vendedora lhe avisará.
Nos supermercados podemos encontrar o excelente: Cote d'Or (comparo com a marca suíça Lindt) Não gosto de tanto de Jacques, outra marca muito vista em supermercados, mas novamente: é pessoal. Se tiverem a oportunidade de entrar num mercado, comprem uma bala/bombom que meus amigos e família adoram: o Chocotoff. É um caramelo feito de chocolate meio-amargo (agora lançaram também a versão ao leite). Corresponde ao brigadeiro no Brasil: ninguém resiste!
E já que estão lá, aproveitem e levem a pasta de chocolate (da própria Chocotoff), tipo Nutella, ou a de Speculoos (o biscoito típico). E alguns tabletes de Cote d'Or, tem umas dezenas de sabores...
Nenhum comentário:
Postar um comentário