O chocolate na Bélgica é tão apreciado que existem vários tipos. Tem chocolate normal, de barra, granulado, para culinária e os mais finos como os "pralines" que são conhecidos como bombons no Brasil. Praline [e mudo] nao é praliné [com ê] . No Brasil faz-se muita confusão.
Praline é um bombom com recheio de nozes, licor, creme de morango, gianduja etc. O recheio também pode ser de avelã, que é chamado de praliné. Portanto tem praline de praliné... rsrsrs. Confuso.
Para esclarecer e evitar confusão: existem pouquíssimos produtores de chocolate (ex. Cote d'Or e Jacques). Nenhuma loja tem o nome da produtora. Todas aquelas lojas que o vendem não produzem o chocolate, mas compram a pasta de chocolate destes produtores e o derretem para criar bonbons, ou algo do tipo.
Para esclarecer e evitar confusão: existem pouquíssimos produtores de chocolate (ex. Cote d'Or e Jacques). Nenhuma loja tem o nome da produtora. Todas aquelas lojas que o vendem não produzem o chocolate, mas compram a pasta de chocolate destes produtores e o derretem para criar bonbons, ou algo do tipo.
Os sabores são como aqui no Brasil: puur/fondant (meio amargo), melk/au lait (leite) e wit/blanc (branco). Os recheios sao inúmeros por exemplo branco com licor, puro com sal marinho, leite com pétalas de rosas etc.

- Marcolini (um luxo)
- Chocolate Line
- Neuhaus
- Godiva
Não gosto de Leonidas: os recheios me parecem meio enjoativos e gordurosos. Mas isto é pessoal. Muitas pessoas apreciam. Além destas marcas conhecidas existem muitas lojas de fabricação própria, até nas padarias encontra-se chocolate artesanal.
Evite comprar pralines já previamente embalados, escolhe-os a dedo. Pralines é um produto que tem de ser consumido fresco e as lojas os repõe diariamente, pois a maioria é feita a base de creme de leite que estraga facilmente. Não resistem ao calor, tampouco pode-se colocá-los na geladeira (alias, nenhum chocolate!). A não ser num compartimento que gela pouco. Melhor é guardá-los num lugar fresco e consumir dentro de poucos dias.
Como proceder (como um local) em uma loja de bombom quando quer comprar uma quantidade maior:
- Diga qual o tamanho (por peso) da caixa. As embalagens são normalmente caixas de 250g / 500g / 1kg. Mas pode-se também levar bonbons avulsos, serão pesados.
- Vão perguntar qual a preferencia: leite, puro, branco ou misto.
- Diga se gosta com ou sem licor.
- Escolha a dedo apontando, a vendedora lhe explicará um por um seu recheio. Infelizmente não existe a opção de prova.
- Quando chegar ao peso, a vendedora lhe avisará.
Nos supermercados podemos encontrar o excelente: Cote d'Or (comparo com a marca suíça Lindt) Não gosto de tanto de Jacques, outra marca muito vista em supermercados, mas novamente: é pessoal. Se tiverem a oportunidade de entrar num mercado, comprem uma bala/bombom que meus amigos e família adoram: o Chocotoff. É um caramelo feito de chocolate meio-amargo (agora lançaram também a versão ao leite). Corresponde ao brigadeiro no Brasil: ninguém resiste!

E já que estão lá, aproveitem e levem a pasta de chocolate (da própria Chocotoff), tipo Nutella, ou a de Speculoos (o biscoito típico). E alguns tabletes de Cote d'Or, tem umas dezenas de sabores...
Nenhum comentário:
Postar um comentário