https://www.facebook.com/pages/Viva-B%C3%A9lgica/798429803529501?ref=bookmarks

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ANTUÉRPIA EM UM DIA

Uma pequena introdução para quem não conhece a cidade para despertar curiosidade. Sou apaixonada por Antuérpia (Antwerpen, em neerlandês, minha língua materna). Trata-se de uma cidade pequena, mas cosmopolita. Tem história, bons restaurantes e lojas de todos os tipos e para todos os gostos.

O povo é mais descolado que no restante do país, são mais abertos no trato. Talvez por ficar mais perto da Holanda, onde o povo costuma ser mais direto e menos travado.

Ela é mundialmente conhecida por sua excelente escola de moda que produz vários designers famosos como Dries Van Noten, Raf Simmons, Veronique Branquinho etc.

Mas também é conhecida por ser capital mundial dos diamantes. Se você precisa ou quer comprar um brilhante é o momento! Pena que na maioria das lojas só se consegue um desconto pagando em dinheiro. Uma dica: não entre numa loja pedindo algo específico. Você vai pagar o preço do mercado. Melhor você olhar o que se tem, e se gostar de algo, peça desconto daquilo pois eles não têm muito estoque e querem vender o que tem. É para negociar mesmo e no final solicite seu certificado.

Se estiverem com tempo para algumas compras podem ficar o dia todo batendo pernas, indo de loja em loja. Se o interesse por monumentos e museus são preferidos, também há como se ocupar. No roteiro abaixo combino os dois. 

Centraal Station

Quem chega na estação de trem (Centraal Station) tem sorte. Desde  já se vê um dos orgulhos de Antuérpia (Antwerpen). A estação é um museu em si. 

Se estiverem com tempo e crianças, o zoológico ao lado da estação de trem é um dos mais bonitos da Europa. Dá para passar 2h conhecendo-o e encurtando o restante do roteiro. 


Na saída da estação, Pelikaanstraat no bairro judeu, vão deparar logo com as dezenas de lojas de diamantes que se encontram ali em volta. Quem tiver interesse pode divagar um pouco mais. 

Rubenshuis (jardim)

Tentem sempre seguir para o norte (ou à direita de costas para a estação de trem) até cair na Vestingstraat ou Keyserlei. De qualquer maneira estão muito perto da rua popular Meir. Só perguntar por ela, qualquer pessoa vai indicar. Ela é transversal da grande Frankrijklei e só de pedestres. Não tem como se perder.

Uma vez na Meir*, uma rua com muitas lojas populares, andem mais ou menos até uma pracinha chamada Wapper, em frente a Mexx. Estarão pertíssimo de Rubenshuis (Museu de Pieter Paul Rubens, famoso pintor barroco do sec 17). O museu é a casa que o artista construiu e onde trabalhou. Também vale uma visita ao jardim. 

Na saída do Rubenshuis, andar na direção oposta de onde veio, para a Schutterhofstraat* com suas lojas mais luxuosas.  

Peguem à direita entrando na Schuttershofstraat andando na contramão dos carros, até chegar na Huidevetterstraat (Gucci), e vire à direita. Vá subindo, passando Nespresso e Petit Bateau até chegar Groendalstraat,(a primeira rua à esquerda, em frente a Lacoste). Continuar por essa rua  até o final quando chegarão a uma pracinha onde fica a Neuhaus (chocolates) e entrar na Schrijnwerkersstraat. Se não tiverem almoçado ainda ou quiserem lanchar, parem no "Desiré de Lille", um tearoom, onde tem panquecas e waffles deliciosos, além de saladas e sanduiches. 

No final da Schrijnwerkersstraat vire à direita entrando na Schoenmarkt e continue andando uns 100m até chegar numa praça Groenplaats. À sua direita vai ver a Catedral Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekathedraal). Na praça tem vários bares e dá para relaxar um pouco. 

Em frente a igreja tem uma rua chamada Maalderijstraat. Entre nela, ela é bem curtinha, uns 50m, e ande em direção ao norte para a Praca Central (Grote Markt). Esta praça é maior e tem a estátua de um homem jogando uma mão, símbolo da cidade, pois "Ant'(mão) "werpen"(arremessar). A lenda diz que um homem cansado de tanto pagar impostos para entrar na cidade, cortou e jogou no rio Escalda que corre pela cidade a mão de um cobrador gigante.



Se ainda estiverem com pique e com tempo (aprox 1km), podem continuar em direção ao norte, entrando na Lange Koepoortstraat, depois na Huikstraat e  Falconplein até o MAS (museu com exposições temporárias e alguns arquivos variados, onde do topo se vê a Antuérpia toda.) O museu por dentro, com tempo limitado, talvez não seja uma prioridade, mas quem gosta de arquitetura vai apreciar. O bairro é novo, um pouco parecido com o Meatpacking de NY, contendo vários restaurantes e lojas alternativas.  
vista do MAS

Mas em vez de ir ao MAS também podem ir ao Het Steen, uma fortaleza medieval. Fica a 300m da Praca Principal, para o lado da água (rio Escalda), pegar a Zilversmidstraat (aparentemente uma rua sem saída, ao lado da Braderij) e você chega na beira do rio.

Do MAS aconselho pegar um ônibus (nr 17, a cada 10 min, 13min de trajeto) de volta à estação de trem (Centraal Station). É muito fácil. 

Da praça principal (Grote Markt) até estação de trem (Central Station)
melhor andar de volta até o Groenplaats e de lá pegar um bonde elétrico nr 9 ou 15. Tem de 5 em 5 min um. Dura 5 min. 

Do praça principal (Grote Markt) até o Meir (mais um pouco de shopping?): melhor jeito é ir a pé até a Groenplaats e de lá o bonde elétrico nr 3 ou 5 ou 9. Tem um a cada 3 min. É uma reta só, 6 min de trajeto. 

Do Het Steen para a estação de trem (Centraal Station) são uns 2 km que pode levar 30min devido a volta que ele tem de dar pela cidade. Talvez leve-se o mesmo tempo a pé.
Primeiro tem de pegar o bonde elétrico nr 2 ou 6 e depois o ônibus nr 34.
Het Steen
Vale a pena ver/visitar:
  • Centraal Station (estação de trem)
  • Het Steen (fortaleza medieval)
  • O Zoológico (com mais tempo)
  • Catedral Nosssa Senhora (Onze Lieve Vrouw kathedraal)
  • Grote Markt (Praca Principal)
  • tomar chá na Feestzaal (na Meir) ou dar um pulo no concept-store Graanmarkt 13, também dá para comer algo, até dormir: https://graanmarkt13.com no Graanmarkt nr13 a praça atrás a Schutterhofstraat.
  • MAS
Feestzaal na Meir
Meir é uma rua de pedestres, mais popular, que tem lojas como Forever 21, Pull& Bear, Urban Outfitters, Inno (loja de departamento) etc. Só a loja Princess é uma exceção no quesito de popular, vendendo somente marcas mais caras. "Feestzaal" é uma galeria onde se pode tomar algo e esticar as pernas. Fica ao lado da Urban Outfitters. 

Schuttershofstraat é uma rua com boutiques de marcas mais caras como Moncler, Gucci, Valentino, Jimmy Choo, Zadig&Voltaire etc. Uma fica paralela à outra e toda a área é legal. 

* Nationalestraat: a rua dos famosos estilistas belgas, tem ótimos restaurantes e bares como o Renaissance. Também entra em um dos vários brechós como o Episode. 

Para restaurantes em Antuérpia veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário