https://www.facebook.com/pages/Viva-B%C3%A9lgica/798429803529501?ref=bookmarks

quarta-feira, 22 de junho de 2016

MAATJES

Acredito ser por ter nascida na primavera que tanto gosto desta estação. Além da flora oferecer o que há de mais bonito, é quando a natureza também é o mais abundante e rica em produtos comestíveis. Infelizmente por poucas semanas; o que é o bom dura pouco.
Já escrevi sobre os morangos e os aspargos, produtos exclusivos que precisam ser provadas por quem - quando na Bélgica - tiver a oportunidade. Mas não só os legumes e as frutas tem suas delicatesses. Para as pessoas que gostam de peixe (cru) esta também é a época de Maatjes que só podem ser encontrados durante no máximo 8 semanas. É quando o arenque tem sua gordura elevado de 8% para 20%.  Este jovem peixe somente pode ser pescado quando atinge o mínimo de 16% de sua gordura. Depois que suas entranhas são tiradas é salgado, filetado, e rapidamente congelado durante 24h a fim de evitar doenças.  No dia seguinte é descongelado e vendido. Maatjes normalmente são consumidos assim mesmo, in natura com cebola crua e um pouco de limão siciliano. Riquíssimo em proteínas e vitaminas ainda reduz o colesterol e é uma d e l í c i a.
Também é muito popular na Holanda. Veja a receita uma receita alternativa aqui debaixo.

Mas só para quem estiver por lá ;)

INGREDIENTES

Para 4: 
  • 100 g vagens 
  • 1 cebola tipo echalotte (ou roxa)
  • 1 pequena maca verde"granny smith"
  • 1,5 colher de sobremesa de raiz-forte  
  • 1 dl creme de leite fresco 
  • sal e pimento do reino 
  • 4 maatjes 
  • dille ou endro

PREPARO

Ferve as vagens durante 5 min. em água salgada.  Esfria debaixo de água gelada, corta em pedacinhos de 1 cm. Pica a cebola e a maca em pedacinhos. 
Junta a raiz-forte com o creme de leite fresco, sal e pimenta do reino. 
Corta os maatjes em pedaços e mistura com a cebola e a maca. Com ajuda de um anel de metal coloque nos pratos e enfeita com o dille. Com ajuda de uma colher coloque o creme de leite temperado na borda do prato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário