https://www.facebook.com/pages/Viva-B%C3%A9lgica/798429803529501?ref=bookmarks

domingo, 23 de julho de 2017

TRAPPIST

Vamos lá. Para os leigos em poucas palavras: uma cerveja pode ser produzida por monges (cerveja de abadia) e por monges trapistas (cerveja trappist) que é uma ordem de monges.

Na Bélgica existem várias cervejas feitas em mosteiro (p.ex: a Abadia de Maredsous) e somente 6 feitas por monges trappist (p.ex a de Chimay). Aliás no mundo inteiro só existem 10 trappists verdadeiros, de onde a maioria (6) na Bélgica.


Os trapistas reconhecidos na Bélgica são:
Westmalle, Chimay, Westfleteren, Orval, Rochefort e Achel. 

As cervejarias dos mosteiros trappistes têm dificilmente (zero) acesso para o público.  Por isso visitar abadias e achar que vão ver o lugar onde a cerveja é produzida pode ser decepcionante. A não ser que não se importam de ver por trás de uma janelinha ou de um filmo num pequeno museu em frente ao mosteiro. Isto não quer dizer que visitar uma abadia trapista não é legal!

E o mosteiro de Orval é o único onde realmente pode sair comprando a cerveja, como também um delicioso queijo.

abadia de Orval

WESTMALLE (vilarejo com mesmo nome 40 min de carro de Antuérpia)
Interessante a visita a abadia, mas a cervejaria fica escondida por dentro da abadia e não tem como ser visitada. Pode se consumir a cerveja no Café Trappisten que mostra também um filme sobre a vida no mosteiro e pode comprar um delicioso queijo; só bater no portão e pedir.

CHIMAY  (vilarejo com mesmo nome, 1h30 de carro de Bruxelas, 50 min de Charleroi, perto da fronteira com a França)
Além do mosteiro, dá para visitar a igreja, o jardim e o cimiterio. Mas a cervejaria é fechado ao público. Tem um pequeno museu por perto: Chimey Experience onde no final deixam você degustar.

WESTVLETEREN (vilarejo 1h de carro de Bruges, na abadia de Sint–Sixtus)
Muita pouca produção, portanto ela é rara e tem muita procurada. Pode se reserva-la para retirar no local pelo tel: +32070210045, veja quadro de reservas http://sintsixtus.be/trial/bier-reserveren/
Não é aberto a visita. Portanto as pessoas só vão até lá para retirar a cerveja que reservaram e vão embora.

ORVAL (2h de carro de Charleroi, 1h20 de Namur, perto da fronteira com a França e Luxemburgo)
A cervejaria não pode ser visitada, mas é a única onde pode comprar a cerveja sem reservar antes, como também o fantástico queijo. O que pode ser visitado são as ruinas, um museu e a loja. O lugar tem uma atmosfera muito legal, transbordando de paz.

ROCHEFORT (40mn de Namur)
Não é aberta a visita, porque faz parte do mosteiro. Porém as redondezas e a vilarejo são muito bonitos a conhecer.

ACHEL (Hamont-Achel, 1h15 de carro de Antuérpia, perto da fronteira com a Holanda)
Na proximidade da abadia tem um café (pub, cervejaria na Bélgica) de onde se tem vista para a cervejaria do mosteiro. Tem também uma libraria e uma loja que estão abertos também aos domingos (raro na Bélgica)


Concluindo, os mosteiros trappist estão bem espalhados pelo país, a não ser a Orval, Chimay e Rochefort e bem longe dos centros urbanos. A única abadia que vale a pena visitar pois pode degustar e comprar no local é a Orval. Repito, em nenhuma desses mosteiros acima, vão visitar a cervejaria em si.  Por isso aconselho visitar uma cervejaria de abadia sem ser trappist (mas também isto é raro ser na própria abadia). O que abordarei em um outro post. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário