Uma vez fui a uma nutricionista no Brasil e ela me disse para cortar o pão (e as batatas). Saí de lá indignada: uma belga não tira pão de sua alimentação. Especialmente na minha família de grandes apreciadores de pão (diria de comida em geral, mas isto é outro assunto). Meus pais começaram a assar o próprio pão por não estarem satisfeitos com a padaria perto da casa deles. Dirigem quilômetros para encontrar uma boa padaria e até hoje são capazes de fazer um desvio para ir a sua padaria predileta. Quando vão à França (pertinho) trazem croissants, brioches etc. Lembro de alguma ocasião em que a conversa no café da manha foi em torno da discussão da textura de pão francês chamado na Bélgica de "pistolé"[pistolê]. Isso sem nem mencionar as tortinhas e doces, vendidos também em padarias.
Nas padarias belgas se vende exclusivamente pão e doces como bombas (éclair), mil-folhas (mille-feuille), tortinhas de geleia de damasco (confituur-taartje), merengues e muito mais. Pode-se encontrar também chocolate ou marsepein artesanal. É comum venderem pasta de chocolate (tipo de Nutella) caseiro e biscoitinhos variados. Mas presunto e queijo, como no Brasil, nunca será encontrado numa padaria belga.
Algumas oferecem diversos tipos de pães, bolos e tortas. Outras vendem só tortinhas (patisserie), outras só pães. Depende um pouco da especialidade.
Seguem alguns nomes de padarias em Bruges. Coloquei aquelas onde é possível consumir no local, pois um turista em geral não leva pão para casa.
Van Mullem |
AUX MERVEILLEUX DE FRED: franquia de Lille onde vende bolinhos típicos de merengue com chantily coberto por raspas de chocolate. Na vitrine podem observar como são feitos. O lustro magnifico do salão de chá impressiona. Dá para consumir no lugar. http://www.auxmerveilleux.com/home/
MERVEILLEUX: concorrente do mais famoso mas por isso não melhor, este tearoom também oferece os bolinhos, e na minha opinião, são melhores ainda. O ambiente porém não é tao aconchegante, também dá para consumir outras sobremesas. Fica mais escondido numa rua que quase ninguém passa : Muntpoort nr 8