https://www.facebook.com/pages/Viva-B%C3%A9lgica/798429803529501?ref=bookmarks

domingo, 21 de dezembro de 2014

ARDENAS


Bélgica tem esqui?, muitos me perguntam. Tem, mas o esporte não pode ser praticado com muita intensidade. Com isto quero dizer que as pistas são exclusivamente para iniciantes devido à baixa elevação das montanhas e por isso o país não é um destino tradicional para quem esquia.

Para ver neve na Bélgica tem de ter sorte. A área mais garantida seria no inverno na área de Ardenas (Ardennes) que fica aproximadamente 150km de Bruxelas, no sudeste do país. A região fica na parte da Valônia (onde se fala francês) com a fronteira de Luxemburgo.

As Ardenas é um relevo de alta florestação e de colinas montanhosas onde a elevação mais alta chega apenas a 700m. As principais cidades perto são Liége e Namur por onde corre o rio Mosa. A paisagem é muito bonita, mesmo no verão. O clima, porém, é muito chuvoso, o solo pobre e o acesso difícil por isso não é uma área muito povoada.


Baraque Fraiture, o terceiro topo mais alto, talvez seja o mais conhecido para praticar o esqui e tem apenas 650m de altura. Mas para quem quer ter o primeiro contato com a neve, é ideal.


Perto de Baraque Fraiture tem a cidade de Bastogne. A cidade em si não acho interessante, mas para quem se interesse pela Segunda Guerra Mundial, sabe que lá foi travado um importante combate entre os Nazistas e os Americanos. Tem um monumento em homenagem aos soldados mortos em combate e uns museus relacionados à Segunda Guerra Mundial entre outros o "101 Airborne" (www.101airbornemuseumbastogne.com).



Há uma hora de Bastogne na direção de Namur, banhado pelo Mosa, tem a cidade de Dinant. Lá perto    pode visitar a abadia de Maredsous. Ali podem observar os frades fabricar artesanalmente queijo e cerveja. Ambos uma delicia! www.maredsous.be/index.php?id=1456&L=2
abadia de Maredsous

A cidade de Dinant é charmosa. Na área se encontram vários castelos medievais. Cada um mais lindo que outro. Seguem umas fotos.
Dinant

Chateau de Walzin perto de Dinant
Chateau Jehay perto de Liège
Chateau de Veves perto de Namur

GENT EM UM DIA

Recuso-me a chamar Gent de Gante o que seria o nome em Português. Com H, Ghent, é o nome em inglês. Os outros nomes de cidades como Bruges, Antuérpia e Bruxelas coloquei em Português mesmo porque a maioria os conhece assim. Mas Gante não soa confortável.

Para mim Gent é uma controvérsia. Gosto mais dela à noite que de dia. Como estudei durante 4 anos num internato lá, acredito que ela faz sentir um certo receio. Depois, já mais velha, comecei a sair bastante em Gent porque vários amigos eram estudantes lá. Daí aprendi a apreciá-la cada vez mais. A cidade investiu bravamente em turismo nos últimos anos e ela virou uma cidade bem legal. Além das lojas tipo cadeias internacionais, há muitas lojas ecléticas ou alternativas. Também a gastronomia é excelente com muita opção para todos os bolsos.

Gent, como Leuven, é uma cidade universitária com várias faculdades como também muitas escolas boas. É costume dos alunos das universidades que não são de Gent irem morar lá durante a semana, assim facilitando suas vidas em relação à locomoção. Isto explica as noites animadas durante o período letivo. Mas quem vai para passar o dia, não vai perceber muito esta badalação.

Devido à grande aglomeração de estudantes e ainda com à ótima faculdade de Belas Artes, Gent acaba transmitindo uma certa atmosfera artística (teatro, exposições, ballet, opera...). Há muitos bons shows e grupos alternativos se apresentando. Mas como já disse, isto é principalmente à noite. E este post é para o dia.

Vamos ao que interessa:


Chegada na estação de trem Sint Pieters.

Veldstraat
Pegar um bonde elétrico nr 1 ou 22 (direção Veldstraat) é a maneira mais em conta e fácil de chegar ao centro histórico que fica um pouco mais distante que em Bruges, Bruxelas ou Antuérpia. São 12 min de trajeto e tem um bonde a cada 15 min. Vão saltar numa praça que tem à sua direita um prédio bonito branco de colunas.  Em frente deste prédio é a Veldstraat, uma rua popular só de pedestres onde o bonde (outra linha) corre ao meio. Desçam ela até cruzar com a Volderstraat.

Se estiverem com fome e gostam de massa, podem virar à esquerda na Volderstraat, atravessar a ponte e entrar na 2a rua à esquerda. É bem pertinho e o restaurante (bem simples e barato) se chama: Kastart. Adoro! Só tem 4 tipos de macarrão, em 4 porções diferentes... Depois voltam de onde vieram, para Veldstraat.


Korenmarkt
Se não estiverem afim de almoçar, continuem na Veldstraat, sem entrar na Volderstraat, até chegar no final dela onde tem um Mc Donald's a sua esquerda. Estarão na praça Korenmarkt e a sua frente tem a St Niklaaskerk (igreja S. Nicolau) e a à esquerda a ponte St Michiels de onde se tem a vista das 3 torres de Gent: as da Igreja St Niklaas, da Catedral St Baafs e da torre do Belfort.

ponte St Michiels
Voltando de onde vieram, podem continuar beirando a água do rio Leie que fica a sua esquerda até chegar a outra praça: Groentenmarkt.  tem a Tierenteyn, loja antiquíssima (1860) de mostarda. Ela é linda e há mostarda de todos os tipos.  Ali na praça também vende-se cuberdon ou "neuzen" [narizes]. São balas macias típicas de Gent, com recheio de geleia de framboesas, chamadas assim por parecerem com um nariz vermelho.  

Atravessem a ponte em direção ao Gravensteen, que fica a 50 m do Groentenmarkt. Gravensteen é uma fortaleza medieval construída no século XII restaurada no século XIX e parece ter saído direto de um conto de fadas. Quem nunca viu uma fortaleza de perto, é o momento. A entrada para visitá-la por dentro custa €10.
Gravensteen
Da fortaleza voltem para o Groentenmarkt de onde vieram. De lá, podem continuar para outra praça mais adiante que é o Vrijdagmarkt a 750m, pertinho. Quando chegarem a um canhão vermelho perto da água têm de virar à direita até uma praça bem grande, isto é o Vrijdagsmarkt. Nela fica a estátua de Jacob van Artevelde, estadista e líder político do século XIII.

Belfot
Da praça pegam na Kammerstraat até o Belfortstraat e virem à direita. Vão descer a Belfortstraat inteira cruzando a rua Hoogpoort, continuando sempre reto. Na sua frente,na praça Botermarkt, vêem o Belfort, torre alta que simbolizava riqueza e poder civil na Idade Média. Quem quiser subí-la pode contemplar vista de tirar o fôlego (se isto já não lhes tirou da subida). Mas não precisam subir para admirar sua beleza. Se até agora ainda não tomaram algo... é o momento.

Ao lado do Belfort construíram um monumento moderno, parecido com um estábulo. Já criou muita controvérsia em relação a sua beleza.

Contornando a torre chegam em outra praça (acredito que Gent seja a cidade com mais pracinhas do mundo!): a St Baafsplein. A catedral St Baafs fica nesta praça e vale a pena entrar, pois ela é linda por dentro também. Notem o órgão e o maravilhoso painel "Lams Gods" (Cordeiro de Deus) pintado por Jan Van Eyck no século XV.
catedral St Baafs

Da praça St Baafs podem pegar qualquer bonde elétrico nr 1, 4 ou 22 de volta à estação de trem St Pieters.



Vale a pena ver/visitar:
  • caminhar beirando o rio Leie da ponte St Michiels até o Groentemarkt
  • Korenmarkt com igreja St Niklaas
  • Groentenmarkt
  • Vrijdagmarkt com igreja St Jacob
  • Botermarkt com a torre Belfort
  • St Baafsplein com a catedral St Baafs
  • Gravensteen (forte medieval) 




Também deem um pulo no Concept Store De Post enorme que tem dentro do antigo prédio dos Correios: tem lojas de decoração, perfumes, roupas e comida: muito bacana: no Korenmarkt 
De Post - concept store no Korenmarkt

No Vleeshal que fica na Groentenmarkt tem um açougue com produtos regionais e um restaurante bom e barato:  Groot Vleeshuis (aberto só durante o dia de 10h as 18h) Bem legal para almoçar e provar pratos típicos. 15€
Groot Vleeshuis


mercado de pulgas
Gent tem muitas possibilidades. Tem como andar de bicicleta, fazer um passeio beirando o rio Leie e visitar museus como o SMAK, o de arte contemporânea,  o de Design ou o de Belas Artes.

Notem também que toda sexta, sábado e domingo de manha de 08 a 13h tem um mercado de pulgas ao lado da igreja St Jacob.

Para mais restaurantes: vejam o post Restaurantes em GENT.



loja de mostardas no Groentenmarkt



sábado, 6 de dezembro de 2014

Sinterklaas - dia das crianças belga

Sinterklaas (São Nicolau em Neerlandês) é uma festa para crianças que é comemorada no dia 6 de Dezembro.  É fortemente festejada nos Países Baixos e na Bélgica do qual fazia parte até 1830, quando houve sua independência. Esta figura carismática, acreditam as crianças, vem de navio da Espanha, acompanhado por um criado negro chamado Zwarte Piet (Pedro, o preto). Ultimamente este ajudante, por ele ser negro, serviçal e ter um nome digamos depreciativo, está causando alguma polêmica. No entanto, quando se vê a alegria das crianças a controvérsia é adiada para o ano seguinte.
Sinterklaas traz doces e presentes na noite do dia 5 de Dezembro, que lembra muito o que o Papai Noel (Santa Claus) faz no dia de Natal para as crianças no restante do mundo.
Nos países onde se comemora Sinterklaas, o Papai Noel não existia até pouco tempo atrás. A globalização trouxe uma certa confusão na cabeça das crianças, pois antes ninguém ganhava presentes no dia do Natal a não ser conscientemente de alguns familiares, sem ter noção da outra figura mais conhecida nos Estados Unidos. Agora tudo mudou...

O costume é de deixar algo como uma cenoura ou um doce para o cavalo no qual o Sinterklaas cavalga nos telhados das casas (sic) à noite. Deixam isto num sapato perto da chaminé ou perto de uma janela.  Zwarte Piet é quem desce pela chaminé para deixar as regalias. Há contudo toda uma encenação que antecipa a data, como a chegada dele na Holanda, o contato "em pessoa" com ele etc. Igualzinho ao que se faz com Papai Noel. Uma ressalva: o dia 6 de Dezembro não é feriado para as crianças.