Recuso-me a chamar Gent de Gante o que seria o nome em Português. Com H, Ghent, é o nome em inglês. Os outros nomes de cidades como Bruges, Antuérpia e Bruxelas coloquei em Português mesmo porque a maioria os conhece assim. Mas
Gante não soa confortável.
Para mim Gent é uma controvérsia. Gosto mais dela à noite que de dia. Como estudei durante 4 anos num internato lá, acredito que ela faz sentir um certo receio. Depois, já mais velha, comecei a sair bastante em Gent porque vários amigos eram estudantes lá. Daí aprendi a apreciá-la cada vez mais. A cidade investiu bravamente em turismo nos últimos anos e ela virou uma cidade bem legal. Além das lojas tipo cadeias internacionais, há muitas lojas ecléticas ou alternativas. Também a gastronomia é excelente com muita opção para todos os bolsos.
Gent, como Leuven, é uma cidade universitária com várias faculdades como também muitas escolas boas. É costume dos alunos das universidades que não são de Gent irem morar lá durante a semana, assim facilitando suas vidas em relação à locomoção. Isto explica as noites animadas durante o período letivo. Mas quem vai para passar o dia, não vai perceber muito esta badalação.
Devido à grande aglomeração de estudantes e ainda com à ótima faculdade de Belas Artes, Gent acaba transmitindo uma certa atmosfera artística (teatro, exposições, ballet, opera...). Há muitos bons shows e grupos alternativos se apresentando. Mas como já disse, isto é principalmente à noite. E este post é para
o dia.
Vamos ao que interessa:
Chegada na estação de trem
Sint Pieters.
|
Veldstraat |
Pegar um bonde elétric
o nr 1 ou 22 (direção Veldstraat) é a maneira mais em conta e fácil de chegar ao centro histórico que fica um pouco mais distante que em Bruges, Bruxelas ou Antuérpia. São 12 min de trajeto e tem um bonde a cada 15 min. Vão saltar numa praça que tem à sua direita um prédio bonito branco de colunas. Em frente deste prédio é a
Veldstraat, uma rua popular só de pedestres onde o bonde (outra linha) corre ao meio. Desçam ela até cruzar com a
Volderstraat.
Se estiverem com fome e gostam de massa, podem virar à esquerda na Volderstraat, atravessar a ponte e entrar na 2a rua à esquerda. É bem pertinho e o restaurante (bem simples e barato) se chama: Kastart. Adoro! Só tem 4 tipos de macarrão, em 4 porções diferentes... Depois voltam de onde vieram, para Veldstraat.
|
Korenmarkt |
Se não estiverem afim de almoçar, continuem na Veldstraat, sem entrar na Volderstraat, até chegar no final dela onde tem um Mc Donald's a sua esquerda. Estarão na praça
Korenmarkt e a sua frente tem a St
Niklaaskerk (igreja S. Nicolau) e a à esquerda a
ponte St Michiels de onde se tem a vista das 3 torres de Gent: as da Igreja St Niklaas, da Catedral St Baafs e da torre do Belfort.
|
ponte St Michiels |
V
oltando de onde vieram, podem continuar beirando a água do rio Leie que fica a sua esquerda até chegar a outra praça: Groentenmarkt. Lá tem a Tierenteyn, loja antiquíssima (1860) de mostarda. Ela é linda e há mostarda de todos os tipos. Ali na praça também vende-se cuberdon ou "neuzen" [narizes]. São balas macias típicas de Gent, com recheio de geleia de framboesas, chamadas assim por parecerem com um nariz vermelho.
Atravessem a ponte em direção ao
Gravensteen, que fica a 50 m do Groentenmarkt. Gravensteen é uma fortaleza medieval construída no século XII restaurada no século XIX e parece ter saído direto de um conto de fadas. Quem nunca viu uma fortaleza de perto, é o momento. A entrada para visitá-la por dentro custa €10.
|
Gravensteen |
Da fortaleza voltem para o Groentenmarkt de onde vieram. De lá, podem continuar para outra praça mais adiante que é o
Vrijdagmarkt a 750m, pertinho. Quando chegarem a um canhão vermelho perto da água têm de virar à direita até uma praça bem grande, isto é o Vrijdagsmarkt. Nela fica a estátua de Jacob van Artevelde, estadista e líder político do século XIII.
|
Belfot |
Da praça pegam na
Kammerstraat até o
Belfortstraat e virem à direita. Vão descer a Belfortstraat inteira cruzando a rua Hoogpoort, continuando sempre reto. Na sua frente,na praça
Botermarkt, vêem o
Belfort, torre alta que simbolizava riqueza e poder civil na Idade Média. Quem quiser subí-la pode contemplar vista de tirar o fôlego (se isto já não lhes tirou da subida). Mas não precisam subir para admirar sua beleza. Se até agora ainda não tomaram algo... é o momento.
Ao lado do Belfort construíram um monumento moderno, parecido com um estábulo. Já criou muita controvérsia em relação a sua beleza.
Contornando a torre chegam em outra praça (acredito que Gent seja a cidade com mais pracinhas do mundo!): a
St Baafsplein. A
catedral St Baafs fica nesta praça e vale a pena entrar, pois ela é linda por dentro também. Notem o órgão e o maravilhoso painel "Lams Gods" (Cordeiro de Deus) pintado por Jan Van Eyck no século XV.
|
catedral St Baafs |
Da praça St Baafs podem pegar qualquer bonde elétrico nr 1, 4 ou 22 de volta à estação de trem St Pieters.
Vale a pena ver/visitar:
- caminhar beirando o rio Leie da ponte St Michiels até o Groentemarkt
- Korenmarkt com igreja St Niklaas
- Groentenmarkt
- Vrijdagmarkt com igreja St Jacob
- Botermarkt com a torre Belfort
- St Baafsplein com a catedral St Baafs
- Gravensteen (forte medieval)
Também deem um pulo no Concept Store De Post enorme que tem dentro do antigo prédio dos Correios: tem lojas de decoração, perfumes, roupas e comida: muito bacana: no Korenmarkt
|
De Post - concept store no Korenmarkt |
No Vleeshal que fica na Groentenmarkt tem um açougue com produtos regionais e um restaurante bom e barato: Groot Vleeshuis (aberto só durante o dia de 10h as 18h) Bem legal para almoçar e provar pratos típicos. 15€
|
Groot Vleeshuis |
|
mercado de pulgas |
Gent tem muitas possibilidades. Tem como andar de bicicleta, fazer um passeio beirando o rio Leie e visitar museus como o SMAK, o de arte contemporânea, o de Design ou o de Belas Artes.
Notem também que toda sexta, sábado e domingo de manha de 08 a 13h tem um
mercado de pulgas ao lado da igreja St Jacob.
Para mais restaurantes: vejam o post
Restaurantes em GENT.
|
loja de mostardas no Groentenmarkt |